
Em ritmo de recuperação em relação às perdas dos últimos pregões, o Ibovespa teve desempenho levemente superior na comparação com os mercados acionários americanos e registrou alta de 0,61% nesta sexta-feira, aos 132.022,92 pontos. Diante de uma agenda doméstica esvaziada, agentes se concentraram em dados vindos do exterior. O principal índice da B3 foi impulsionado, principalmente, por nomes cíclicos e pelo setor bancário. Por outro lado, as ações ligadas ao minério de ferro impediram uma valorização mais acentuada do Ibovespa. Na primeira semana de 2024, a Bolsa brasileira caiu 1,61%.
Em Wall Street, as bolsas americanas encerraram o dia no azul, mas próximas da estabilidade, com o mercado repercutindo a divulgação do payroll, que reportou a criação de 216 mil vagas de emprego em dezembro, acima da projeção de criação de 175 mil postos de trabalho. Apesar do dado que mostrou a resiliência do mercado de trabalho americano, números de meses anteriores foram revisados para baixo, o que ajudou a recuperar o fôlego dos mercados acionários após um momento no terreno negativo. Agentes ainda precificam uma chance de 63,9% do Fed cortar juros na reunião de março.
No mercado de câmbio, o dólar à vista registrou queda de 0,73%, cotado a R$ 4,8722, em linha com o movimento de enfraquecimento da moeda americana em âmbito global, especialmente depois que o índice de gerente de compras (PMI) de serviços dos Estados Unidos caiu de 52,7 em novembro para 50,6 em dezembro, bem abaixo da previsão de 52,6. A divisa americana até chegou a ganhar impulso após a divulgação do payroll, mas foi perdendo força ao longo do pregão. Na semana, o dólar acumulou alta de 0,38%.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, em linha com o movimento de valorização do setor financeiro nos Estados Unidos, o segmento bancário doméstico também subiu em bloco. Itaú PN acelerou 2,34%, Bradesco PN ganhou 2,18%, Banco do Brasil ON avançou 1,20%, as units do BTG Pactual tiveram alta de 2,14% e as units de Santander registraram acréscimo de 1,32%.
Na ponta dos ganhos das ações cíclicas do Ibovespa, que lideraram os maiores ganhos diários, as ações de Grupo Soma ON dispararam 6,85%. Outros nomes também se destacaram, casos de Cielo ON (+5,40%), Locaweb ON (+3,32%), Alpargatas PN (+4,57%) e Hapvida ON (+3,89%).
Pelo lado negativo, as mineradoras e siderúrgicas recuaram em bloco, em linha com o movimento de queda de 1,38% do minério de ferro em Dalian, na China, além da baixa semanal da commodity. Assim, Vale ON perdeu 1,28%, CSN ON cedeu 0,26% e Usiminas PNA teve decréscimo de 0,22%.
As ações de Pão de Açúcar ON tombaram 7,87%, em movimento de realização de lucros, após fortes ganhos nas últimas sessões. Na semana, o papel acumulou valorização de 0,99%.

Deixe um comentário