Bolsas globais mantêm cautela nesta quinta-feira
Os índices futuros de Nova York operam no vermelho, enquanto as bolsas europeias não definem sinal único nesta quinta-feira. A escalada dos conflitos entre Israel e Irã limita o apetite a risco global. Na zona do euro, o índice de preços ao produtor (PPI) subiu 0,6% em agosto ante o mês anterior, acima das projeções de avanço de 0,3%. Já o PMI de serviços da Alemanha caiu de 51,2 em agosto para 50,6 em setembro, o menor nível em seis meses. O PMI de serviços do Reino Unido ficou abaixo das expectativas e o da zona do euro ficou acima das prévias. A agenda do dia nos Estados Unidos reúne pedidos semanais de seguro-desemprego, às 9h30, PMI composto e de serviços pela S&P Global, às 10h45, e o PMI de serviços pelo ISM, às 11h. O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa às 11h40. Entre as commodities, o petróleo sobe 1,7%.
Mercado acompanha novas falas de Campos Neto
No cenário doméstico, novamente o foco do mercado fica em torno do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participará de dois eventos nesta quinta-feira. Ontem, ele afirmou que o Brasil necessita de algum choque fiscal se quiser conviver com juros baixos. Campos Neto alertou que as expectativas de inflação estão desancoradas e defendeu a necessidade de diminuir a taxa de juros real neutra do País, além de externar preocupação com o aumento do endividamento das famílias por conta de gastos com bets. Às 9h30, serão divulgados os dados do Governo Central de agosto e, às 10h, sai o PMI composto de setembro. Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, às 15h para falar sobre a regulamentação das bets.
Moody’s eleva rating de 23 instituições financeiras do Brasil
No noticiário corporativo, a agência de classificação de risco Moody’s elevou o rating de 23 instituições financeiras do Brasil, além de aumentar o rating de Vale, Gerdau e Ambev e reafirmar o de Petrobras, Suzano e Prio. O novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, avaliou que o crescimento na área de minerais críticos é “super estratégico” para a posição da companhia, que prevê triplicar a produção de cobre, atualmente em cerca de 350 mil toneladas por ano. A Eletrobras confirmou que foi concluída ontem a assinatura do contrato de compra e venda de ações e a liquidação do leilão de privatização da Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae), com a participação do governo do Estado de São Paulo sendo adquirida pelo Phoenix Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia. A Multiplan anunciou que realizará a 10ª expansão do ParkShopping, em Brasília, com investimento previsto de R$ 162,6 milhões. O início das obras deve acontecer em janeiro de 2025 e a inauguração no segundo semestre de 2026.
Deixe um comentário