
Conflitos entre Israel e Irã ficam no centro das atenções do mercado
Os índices futuros de Nova York operam em alta, enquanto as bolsas europeias não definem sinal único na sessão desta segunda-feira. O mercado continua atento à possível escalada das tensões entre Israel e Irã, após ataque iranianos ao território israelense no último final de semana. Na zona do euro, a produção industrial subiu 0,8% em fevereiro na comparação com o mês anterior, em linha com as expectativas do mercado. Na agenda da semana, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participa de evento do FMI na terça-feira. Nesta segunda, teremos dados de vendas no varejo nos EUA, além de índice de atividade industrial e confiança das construtoras. Na zona do euro, será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) na quarta-feira. Na China, o destaque fica por conta do PIB do 1º trimestre, dados de produção industrial e vendas no varejo, todos reportados hoje. Goldman Sachs, Bank of America, United Health, Netflix e TSMC reportam balanços do 1T24 nesta semana. Entre as commodities, o petróleo opera em queda de 0,8%, enquanto o minério de ferro fechou em alta de 2,18% em Dalian, na China.
Equipe econômica publica hoje PLDO de 2025
No cenário doméstico, o Ibovespa atingiu sua menor cotação de fechamento na última sexta-feira desde 7 de dezembro, aos 125.946 pontos. Assim, o índice deve seguir acompanhando o desempenho do mercado internacional e das commodities como principais temas. Além disso, nesta segunda-feira, a equipe econômica divulga o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, às 16h30, com expectativa de mudança de meta fiscal para o ano que vem, seguido de entrevista coletiva. Às 15h, o Banco Central divulga dados semanais da balança comercial. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, cumpre agenda em Nova York. Em Brasília, há a expectativa de que o governo envie os projetos de regulamentação da reforma tributária à Câmara nesta segunda-feira. Na agenda da semana, ainda teremos IGP-10 de abril, na terça-feira, e IBC-Br, na quarta-feira.
Petrobras tenta reverter decisão sobre afastamento de presidente do conselho
No noticiário corporativo, as atenções voltadas à Petrobras seguem firmes. Após ruídos em torno da troca do CEO Jean Paul Prates e pagamento de dividendos extraordinários, a bola da vez gira em torno dos esforços para reverter o afastamento do presidente do conselho de administração da estatal, Pietro Sampaio Mendes. A AGU entrou com recurso contra a decisão, alegando que afronta os direitos da União. Está prevista uma reunião extraordinária do conselho na próxima sexta-feira, dia 19, que pode optar por um novo presidente, além do pagamento de R$ 43,9 bilhões de proventos. A Eztec registrou um Valor Geral de Vendas (VGV) de 457,5 milhões no primeiro trimestre de 2024, o que representa uma alta anual de 260%. A Justiça determinou o embargo de todas as obras do Complexo Boa Vista, um empreendimento de 2,6 milhões de metros quadrados da JHSF no interior de São Paulo, alegando irregularidades nas licenças ambientais, danos ao meio ambiente e falta de estudos dos impactos das obras.
Deixe um comentário