Em linha com o apetite a risco reduzido visto nos mercados acionários do exterior, o Ibovespa registrou leve alta de 0,20% na sessão desta quinta-feira, aos 128.283,62 pontos. As ações de Petrobras PN seguiram em trajetória de baixa após a troca na presidência da estatal, em queda de 2,84%, o que impediu um movimento mais acentuado da Bolsa brasileira. A eleição de Magda Chambriard pelo conselho de administração da Petrobras deve acontecer na última semana de maio. A petroleira perdeu cerca de R$ 47,1 bilhões em valor de mercado em dois dias. Por outro lado, os papéis de Vale ON subiram 0,73%, alinhados com a valorização do minério de ferro na China. Outro destaque positivo veio do setor de proteína animal, com Minerva ON (+9,38%), JBS ON (+4,63%) e BRF ON (+3,29%)
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, mas encerraram o dia praticamente estáveis. Durante o pregão, o índice Dow Jones atingiu a marca de 40 mil pontos pela primeira vez na história, mas não conseguiu sustentar o nível psicológico. Há uma leitura de que as pressões inflacionárias diminuíram com a divulgação do CPI de ontem, abrindo espaço para que o Federal Reserve inicie o ciclo de corte de juros no segundo semestre. No noticiário corporativo, as ações de Walmart aceleraram 6,99%, após o maior varejista do mundo reportar resultados considerados positivos no primeiro trimestre de 2024.
No mercado de câmbio, o dólar à vista teve leve queda de 0,13%, cotado a R$ 5,1302, com o real em leve ritmo de recuperação após ser uma das únicas moedas ontem a perder terreno ante a divisa americana. Diante de uma agenda econômica esvaziada, a moeda brasileira novamente se descolou dos pares internacionais. Os receios envolvendo Petrobras, no entanto, seguem sendo apontados como fator que impediu um avanço mais firme do real.

Deixe um comentário