B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa recua aos 118 mil pontos e dólar avança a R$ 6,10 após payroll mais forte do que o esperado

Pressionado pelo mau humor nos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou desvalorização de 0,77% na sessão desta sexta-feira, aos 118.856,48 pontos. O desempenho da Bolsa brasileira só não foi pior porque nomes ligados a commodities tiveram um pregão de valorização, casos de Vale ON (+0,57%) e Petrobras PN (+0,27%). Por aqui, o IPCA de dezembro registrou avanço de 0,52% e acumulou alta de 4,83% em 2024, ultrapassando o teto da meta do Banco Central, de 4,5%, fato que também pressionou os juros futuros.

Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, reagindo a um payroll mais forte do que o esperado. O relatório oficial do mercado de trabalho americano trouxe a criação de 256 mil postos de trabalho em dezembro, muito acima dos 155 mil empregos projetados. Somado a isso, a taxa de desemprego dos EUA caiu para 4,1%, reforçando a leitura de que o mercado de trabalho americano segue muito aquecido. Sendo assim, o mercado afastou as possibilidade de corte de juros pelo Federal Reserve nas reuniões de janeiro e março.

No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em alta de 1,00%, cotado a R$ 6,1024, em linha com o movimento de valorização da moeda americana na comparação com divisas emergentes, entre elas o real. Os dados do payroll fortaleceram a visão de que os juros nos EUA devem continuar elevados por um tempo prolongado, o que faz o mercado seguir com um apetite forte pelo dólar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior IPCA e payroll voltam a pressionar curva de juros e dólar
Próxima artigo Morning Call B.Side: bolsas globais adotam cautela em semana de divulgação de dados de inflação; IBC-Br de novembro é destaque local