Bolsas globais não definem sinal único nesta segunda-feira
Os índices futuros de Nova York adotam trajetória positiva, enquanto as bolsas europeias, com exceção de Londres, operam no vermelho nesta segunda-feira. Novamente temos um dia de agenda estavaziada em termos de indicadores econômicos. O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou que as negociações de tarifas com países que ainda não fecharam acordo comercial devem ser concluídas até outubro. Bessent lidera as conversas, principalmente, com China e Japão. Durante a semana, saem o PIB do segundo trimestre da zona do euro e do Reino Unido, além de dados de inflação nos EUA e na Alemanha. Os EUA e a China também divulgam dados do varejo e da produção industrial. Entre as commodities, o petróleo sobe 0,5%, enquanto o minério de ferro fechou em alta de 0,82% em Dalian, na China.
Governo debate plano de contingência para suavizar tarifas americanas
No cenário doméstico, o destaque do mercado fica por conta da expectativa de um plano de contingenciamento do governo para mitigar os efeitos da tarifa de 50% impostas pelos EUA ao Brasil, que pode ser anunciado amanhã. O presidente Lula se reúne com o vice-presidente Geraldo Alckmin nesta segunda-feira para debater o assunto, que terá como foco as principais exportadoras do País para os EUA. Na última sexta-feira, Guilherme Mello, do Ministério da Fazenda, afirmou que o impacto do tarifaço será “bastante contido”. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa de palestra em São Paulo. Por aqui, os ativos podem ser beneficiados pelo bom humor em NY e pela valorização das commodities. A agenda doméstica da semana terá como destaque o IPCA de julho, que será divulgado amanhã.
CEO da Petrobras: negociação de ativos pela Braskem foi “surpresa ruim”
No noticiário corporativo, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, definiu como uma “surpresa ruim” a notícia de que a Braskem estaria conversando com a Unipar sobre “potenciais oportunidades envolvendo ativos e/ou participações societárias” da companhia e suas subsidiárias. Localiza, Itaúsa, Natura, Sabesp, entre outros, divulgam balanço do 2T25, nesta segunda-feira. Acionistas da Direcional aprovaram em AGE a proposta de desdobramento das ações ordinárias, na proporção de um para três. A Cogna adquiriu a Faculdade de Medicina de Dourados (FMD), do Mato Grosso do Sul, por R$ 54,4 milhões. O CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que, junto ao governo brasileiro, foi apresentado ao governo americano a relevância da companhia para os EUA, a fim de reduzir as tarifas de 50% para 10%, o que foi aceito pelo governo Trump. Segundo Gomes Neto, 88% dos acionistas da Embraer são americanos.
Deixe um comentário