B.Side Insights

Daily report

B.Side Daily Report: bolsas globais aceleram animadas com início da vacinação nos EUA

Confira os destaques do mercado desta segunda-feira:

Bolsas globais iniciam a semana animadas

As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam em alta, animados com a previsão de que a vacinação começará hoje nos Estados Unidos. Investidores ainda aguardam definições sobre um acordo comercial pós-Brexit e um pacote de estímulos fiscais para a economia americana.

Agenda cheia nesta semana

O mercado ainda aguarda as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), do Banco da Inglaterra e do Banco do Japão. No Brasil, teremos IBC-Br, ata do Copom e o relatório da inflação do Banco Central.

Início da vacinação nos EUA

Nos Estados Unidos, as primeiras doses das vacinas contra a covid-19 desenvolvidas pela Pfizer e pela BioNTech começaram a ser transportadas para os estados americanos, com previsão de início da imunização para hoje.

Lockdown permanece na Alemanha

O aumento de casos de covid-19 segue no radar dos investidores. Na Alemanha, o governo optou por fechar o comércio considerado não essencial a partir desta quarta-feira até o dia 10 de janeiro. Apenas serviços essenciais, como supermercados e farmácias, poderão abrir.

Data de vacinação no Brasil ainda é incógnita

No sábado, a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o plano de vacinação contra a covid-19. A primeira fase focaria em profissionais da área da saúde, indígenas, pessoas acima de 60 anos ou mais vivendo em asilos. O governo alegou que a definição de uma data depende da aprovação de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ruídos políticos em Brasília

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que, se comprovado que o governo vem buscando influenciar a eleição de seu sucessor usando como moeda de troca de emendas e ministérios, a prática poderá ser considerada crime de responsabilidade. Além disso, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, o teria procurado para incluir gatilhos no projeto de reestruturação da dívida dos Estados, que será votado ainda esta semana.

Projeção de IPCA de 2020 passa de 4,25% para 4,37%

Hoje, após divulgação do Boletim Focus, a projeção do IPCA de 2020 passou de 4,25% para 4,37%. Para 2021, o índice de inflação foi de 3,33% para 3,34%. Já a projeção da Selic para o ano que vem se manteve em 3% ao ano. Para 2022 e 2023, as expectativas da taxa básica de juros continuaram em 4,5% e 6%, respectivamente.

Petrobras e Itaú em destaque no noticiário corporativo

A Petrobras assinou contrato para a venda de 50% no campo terrestre de Rabo Branco por US$ 1,5 milhão. Já o Itaú Unibanco anunciou que dobrará o tamanho de seu comitê executivo, passando a ter 12 membros. A Arezzo informou que planeja abrir de 65 a 80 lojas em 2021, sendo de 50 a 60 de sua marca própria e de 15 a 20 da Reserva. Atualmente, a companhia conta com 767 lojas em atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fechamento B.Side: Ibovespa anda de lado e dólar tem leve alta com ruídos internos e exterior cauteloso
Próxima artigo Ciclo de 2021 será propício para movimentos estratégicos de fusões e aquisições, diz Marco Dorigon, da Unio Partners