B.Side Insights

Assets, Fundos & Gestores

Após alta de quase 20% no ano passado, fundo Garín Cíclico enxerga 2021 positivo para continuidade de recuperação das commodities

Após alta de quase 20% no ano passado, fundo Garín Cíclico enxerga 2021 positivo para continuidade de recuperação das commodities
Paschoal Paione, gestor do fundo Garín Cíclico

Depois de iniciar um processo de recuperação cíclica em 2020, as commodities devem manter o viés de alta neste ano. Pelo menos é nisso o que aposta Paschoal Paione, gestor do fundo Garín Cíclico, disponível na plataforma do BTG Pactual. “Podemos chegar no nível de 2019 provavelmente no final de 2021 ou no meio de 2022”, afirma Paione, em apresentação ao B.Side Insights.

Segundo ele, metais básicos (principalmente o cobre), o aço e o petróleo estão baratos. “São setores que não andaram ainda”, diz. Já o minério de ferro, apesar de estar em um pico de ciclo, também apresenta boas oportunidades com cases interessantes. “Estou mais otimista com o mundo do que com o Brasil, por ter mais visibilidade.”

Características do fundo

Com mais de 20 anos de experiência na cobertura do setor de commodities, o gestor Paschoal Paione está à frente do fundo Garín Cíclico Long Biased há pouco mais de um ano, multimercado que se propõe a arbitrar o mercado global de commodities em três aspectos: equities, bonds e commodities propriamente ditas. “Conseguimos nos descolar bastante em relação a outros ativos financeiros, porque operamos com classes de ativos, regiões e estratégias de investimento diferentes”, argumenta.

O fundo cobre praticamente todos os setores e conglomerados econômicos desde a cadeia metálica de carbono (minério de ferro, aço, carvão e sucata), passando por metais básicos (cobre, níquel, zinco), preciosos e energia (petróleo, diesel, gasolina e petroquímicos), e alcançando o final da cadeia como consumo (papel e celulose) e proteína, sempre dando mais ênfase aos modelos preponderantes do momento. “Operar esses universos cíclicos proporciona ter um case e poder ir trocando os cavalos conforme eles vão andando”, explica o gestor.

O Garín Cíclico ainda utiliza as estratégias direcional, valor relativo e, inclusive, de hedge. “No setor de commodities, sempre acontecem algumas coisas que não conseguimos prever, então o fundo carrega uma carteira short (apostando na queda) dentro de cada um dos setores de cobertura”, diz Paione, acrescentando que em seu fundo são utilizadas estruturas de swaps, o que retira a complexidade de execução e retira os riscos cambiais.

Em 2020, o produto rendeu 19,24%, próximo da meta de 20%. Com uma volatilidade de cerca de 20% e liquidação em dez dias, o fundo com patrimônio líquido de R$ 30 milhões se apresenta como uma opção mais agressiva da asset quando comparado ao Garín Special.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais iniciam o ano animadas com vacinação e dados positivos na zona do euro
Próxima artigo Fechamento B.Side: Ibovespa perde 119 mil pontos e dólar sobe a R$ 5,26 com exterior negativo