B.Side Insights

Assets, Fundos & Gestores

Opção à renda fixa, fundo multimercado Garín Special está “preocupado” com a euforia do mercado

Opção à renda fixa, fundo multimercado Garín Special está “preocupado” com a euforia do mercado
(Ivan Kraiser, gestor chefe da Garín Investimentos - Foto: Marcelo Justo)

Em uma posição mais defensiva há pelo menos três meses, o fundo multimercado Garín Special, presente na plataforma do BTG Pactual, está preocupado com a euforia do mercado. Segundo o gestor Ivan Kraiser, há neste momento “muita história” e “poucos números” que justifiquem o atual cenário em termos de valuation. “Estamos em uma situação pior do que estávamos em janeiro e com ativos muito mais caros”, afirma Kraiser em apresentação ao B.Side Insights.

Apesar de estar pessimista com o cenário macroeconômico, o gestor enxerga boas oportunidades no micro, principalmente no Brasil, dizendo que alguns ativos menos líquidos não incorporaram a euforia da Bolsa como Porto Seguro, Grendene e Neoenergia. Ele também diz estar posicionado em Eletrobras, de olho em uma possível privatização da estatal em 2021. Além disso, há alguns seguros (puts) para janeiro alocados em caso da Bolsa vir abaixo de 110 mil pontos.

“Nós também temos um viés de trade muito forte, operando no curto prazo”, completou Kraiser, acrescentando que pode rentabilizar a carteira tanto na queda quanto na alta do mercado acionário.

Características do Garín Special

O fundo multimercado Garín Special tem 11 anos no mercado, com histórico acumulado da Legan. De acordo com o gestor Ivan Kraiser, o produto tem o objetivo de se tornar uma alternativa à renda fixa. “É um fundo para quem está cansado de renda fixa, consegue esperar um prazo maior e aguenta um pouco de cota negativa”, diz o gestor. 

Com um patrimônio líquido de cerca de R$ 235 milhões e com quase quatro mil cotistas, o  resgate do produto é de cinco dias úteis. “Todas as operações que fazemos têm bastante liquidez”, explica Kraiser, complementando que 98% do fundo é bastante líquido e que pode ter, no máximo, 10% direcionado para Bolsa, com limite de 2% por ativo. Com uma volatilidade entre 5% e 6%, a meta é entregar uma rentabilidade de 7% a 10% ao ano.

O Garín Special tem como tese de investimento atuar em três frentes. A primeira no cash and carry, ou seja, arbitrando no mercado à vista e no mercado futuro, em uma operação que, segundo Ivan, praticamente não tem risco. A segunda frente é comprando volatilidade, ganhando dinheiro se o mercado cai ou sobe muito rápido. 

Após um primeiro semestre de 2020 positivo, o fundo vem enfrentando maiores dificuldades no segundo semestre, desempenho justificado por Kraiser pela pequena distorção nas arbitragens do mercado à vista e do futuro e pela baixa volatilidade do mercado. “Erramos a calibragem”, admite o gestor, afirmando que a “chuva de dinheiro” no mercado prevaleceu.

Por último, o fundo também tem como um de seus mandatos investir no que chama de situações especiais com ações e com o mercado. Para os papéis da B3, são considerados três aspectos: fundamentos da empresa, distorção estatística e como a ação se comportou em relação ao mercado. “Não quero adivinhar para onde o mercado vai. Quero adivinhar o ativo que está errado em relação ao nível do mercado, seja para cima ou para baixo”, finaliza Kraiser.

Uma resposta para “Opção à renda fixa, fundo multimercado Garín Special está “preocupado” com a euforia do mercado”

  1. Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fechamento B.Side: ventos favoráveis internos e externos impulsionam Ibovespa para os 118 mil pontos; dólar cai a R$ 5,07
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais operam com fôlego reduzido diante de noticiário fraco