B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: após definição no Congresso brasileiro, Ibovespa sobe aos 118 mil pontos e dólar cai a R$ 5,35

A vitória de candidatos mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro tanto na Câmara quanto no Senado trouxe certo alívio para o mercado, somado ao bom humor no exterior. Neste cenário, o Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,61%, aos 118.233,81 pontos, refletindo a melhora da percepção política e fiscal do País. Investidores agora aguardam o endereçamento da votação do Orçamento de 2021. No entanto, fica no radar a pressão sobre o Ministério da Economia para extensão do pagamento do auxílio emergencial.

Entre os destaques da B3, os papéis de Petrobras ON e PN avançaram 3,45% e 4,11%, respectivamente, beneficiados pela alta dos preços do petróleo após a Opep+ cumprir o acordo de corte na oferta da commodity, puxando o índice para cima. Outra ação impulsionada pelo petróleo foi a PetroRio ON, que disparou 5,93%. A melhora na perspectiva doméstica também impulsionou as empresas ligadas ao varejo online, com valorização de 6,87% para B2W ON, de 6,26% para Via Varejo ON e de 5,52% para Lojas Americanas PN.

Na contramão, as ações das mineradoras e das siderúrgicas recuaram em bloco, acompanhando a forte queda nos preços do minério de ferro, com perda de 3,96% para Vale ON e de 3,44% para CSN ON. Após a divulgação referente aos resultados do 4º trimestre de 2020, o Itaú Unibanco PN registrou o pior desempenho ante seus pares, caindo 2,13%. Bradesco PN (-0,40%) e Banco do Brasil ON (-0,67%) registraram leves baixas, enquanto as units de Santander (+0,49%) terminaram no campo positivo.

No mercado de câmbio, o dólar à vista registrou queda de 1,74%, cotado a R$ 5,3548, também impactado por um cenário doméstico de maior alívio depois das eleições no Congresso. Houve a entrada de fluxo estrangeiro, além de um desmonte de posições cambiais defensivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior 10 características que fazem o fundo de ações do Morgan Stanley fugir do senso comum e se tornar uma alternativa de investimento no exterior
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas mundiais seguem em tendência de alta após enfraquecimento de movimentos especulativos