B.Side Insights

Daily report

B.Side Daily Report: bolsas adotam tom positivo à espera de dados de inflação nos EUA; mercado tem ajuste na volta do feriado

B.Side Daily Report: bolsas adotam tom positivo à espera de dados de inflação nos EUA; mercado tem ajuste na volta do feriado

Bolsas globais adotam tom positivo nesta quarta

Os índices futuros de Nova York registram leves altas, enquanto as bolsas europeias adotam tom majoritariamente positivo, com investidores aguardando os resultados corporativos do terceiro trimestre. Além disso, o mercado aguarda dados inflacionários dos Estado Unidos, que divulgará o índice de preços ao consumidor (CPI) de setembro, com expectativa de elevação de 0,3%. Por fim, também teremos, às 15h, a ata da última reunião do Fomc, o comitê do Federal Reserve (Fed). Entre as commodities, petróleo e minério de ferro registram quedas.

FMI reduz estimativa de crescimento global em 2021

Ainda entre indicadores econômicos, o FMI reduziu a estimativa para o crescimento da economia global de 6,0% para 5,9% em 2021 e manteve em 4,9% a estimativa para 2022. Na zona do euro, a produção industrial caiu 1,6% em agosto ante julho, em linha com as estimativas, de baixa de 1,7%. Na China, as exportações cresceram 28,1% em setembro na comparação com mesmo mês de 2020, acima da estimativa de alta de 21%, e as importações avançaram, 17,6%, inferior a projeção de 19,1%. Mais tarde, às 22h30, sai o CPI da China de setembro.

Ibovespa deve ter ajuste na volta do feriado

No cenário doméstico, o mercado deve ter ajustes após ter ficado fechado por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado ontem. E, ao que tudo indica, o movimento será para cima, já que o EWZ, principal ETF brasileiro negociado em NY, sobe 1% no pré-mercado, após uma leva queda de 0,3% ontem. O dia poderá ter mais volatilidade porque hoje teremos vencimento de opções sobre Ibovespa na B3. Por fim, o FMI cortou a estimativa de crescimento do Brasil de 5,3% para 5,2% em 2021 e de 1,9% para 1,5% em 2022.

Guedes afirma que inflação é afetada por alimentos e energia

O mercado também monitora a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, amanhã no 44º encontro do Comitê Monetário e Financeiro Internacional do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ontem, em entrevista à Bloomberg, nos Estados Unidos, Guedes afirmou que a inflação “vai subir”, mas que a política monetária deve conter a alta de preços. Ele ainda afirmou que metade da inflação brasileira vem atualmente dos preços de alimentos e de energia. Por fim, o ministro previu que o Produto Interno Bruto (PIB) do País crescerá 5,5% em 2021.

Petrobras divulga datas de relatórios financeiro e de produção

No meio corporativo, a Petrobras informou que divulgará o seu Relatório de Produção e Vendas do terceiro trimestre de 2021 no dia 20 de outubro, e o Relatório de Desempenho Financeiro no dia 28 de outubro, ambos após o fechamento do mercado. Já o Hospital Care Caledonia comprou 60% das ações do Hospital Policlínica Cascavel, no Paraná. Segundo o Estadão, a B3 estuda mudar o Ibovespa para integrar BDRs, enquanto a Oi precisa de aval do Cade e da Anatel para sair da recuperação judicial, de acordo com o Valor. Por fim, a Unipar aprovou a emissão de R$ 500 milhões em debêntures.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fechamento B.Side: Ibovespa recua antes de feriado, mas mantém 112 mil pontos; dólar sobe a R$ 5,53
Próxima artigo “Mercado de FIIs está bastante atrativo, principalmente fundos de tijolo”, afirma analista do BTG