B.Side Insights

Newton Tech Fund

O Newton Tech Fund é um fundo de ações que traz a experiência do Venture Capital para a Bolsa de Valores, na avaliação de empresas de base tecnológica listadas em Nasdaq, NYSE e B3. O Fundo é gerido pela Catarina Capital e tem foco em companhias líderes e expoentes em segmentos como Semicondutores, Segurança Cibernética, Computação em Nuvem, SaaS, E-commerce/Marketplaces, Fintechs, Redes Sociais, Games e Streaming. Mais informações em newtonfund.com.br

Assets, Fundos & Gestores

Por que o Newton Tech Fund não investe na B3 quando o assunto é tech?

Por que o Newton Tech Fund não investe na B3 quando o assunto é tech?

Atualmente, 10 meses após o lançamento do Newton Tech Fund, disponível na plataforma do BTG Pactual, uma pergunta com certeza sempre vai acompanhar o fundo: não seria melhor para uma equipe de brasileiros montar um fundo de investimentos com foco prioritário em techs nacionais?

Então segue a explicação da visão da Catarina Capital: por mais que o ambiente empreendedor no Brasil esteja em ótimo momento, com uma safra robusta e crescente de unicórnios, ainda faltam elementos importantes quando comparamos as Techs listadas no Brasil em relação a líderes e expoentes em escala global. Trata-se de um fenômeno natural para uma cadeia de Venture Capital local ainda em amadurecimento, com resultados de tração muito fortes, mas ainda bastante jovem no ambiente de Bolsa.

A casa entende então que não vale a pena olhar para as ações tech brasileiras? Nada disso!

Significa que investir em Tech no Brasil exige um olhar extremamente criterioso e que, por ora, são ainda alguns primeiros ativos que realmente superam uma régua mínima de fundamentos que tragam conforto na tomada de decisão de alocação.

Buscamos sintetizar alguns pontos que suportam o posicionamento ainda precavido em relação a Tech Brasil, usando elementos de nosso modelo de análise, o TFMP:

  • T – Tecnologia: lamentavelmente, ainda é praxe de mercado no Brasil não reportar informações e dados específicos em Pesquisa & Desenvolvimento (o que dificulta muito uma visão mais apurada de cada companhia). O principal agravante se dá quando analisamos mais a fundo informações sobre o roadmap tecnológico e/ou de modelo de negócio das nossas techs – são poucos os casos em que se identifica um diferencial de que vá além da visão de ser pioneiro em adaptar uma tendência global no mercado brasileiro (com crescimento direcionada à LATAM). Ainda são raros os casos em que se identificam desenvolvimentos de ciência de fronteira e/ou propostas de tecnologia que transformem consideravelmente cadeias produtivas já existentes.A mensagem importante aqui é que não dá para empresas com inovações incrementais locais buscarem múltiplos de EV/Receita que sejam páreos a líderes globais com alto potencial de disrupção. É preciso monitorar com atenção como os múltiplos das Techs brasileiras se comparam frente a pares globais, em especial em análises de curvas históricas, dado que muitas vezes estamos olhando ativos em estágios de maturidade significativamente diferentes.
  • F – Finanças: Um bom conjunto de Techs nacionais parte de números de receita muito modestos, com percentuais de crescimento ano após ano que não superam os resultados de players globais. Aqui vai uma crítica mais ferrenha à dinâmica de vinda das Techs ao mercado aberto via IPOs. É muito importante separar o joio do trigo de negócios e evitar companhias que vieram para IPO em vista de uma nova avenida de liquidez para VCs que não encontravam uma forma sustentável de venda de suas posições. Novamente, é extremamente importante reparar quais empresas apresentam guidances com dinâmicas de crescimento que dialoguem com aquelas observadas em pares internacionais em estágios anteriores. Não dá pra supervalorizar múltiplos de ativos que ainda vão ter que enfrentar desafios já superados por outras referências.
  • M – Mercado: É de se contar nos dedos as empresas brasileiras que realmente alcançam escala global, especialmente quando olhamos para além das cadeias de commodities. Embraer e WEG são duas felizes exceções, mas a nova safra de IPOs de Techs ainda revela, na sua maioria, empresas que ainda dão seus primeiros passos em rotas globais de crescimento, o que é muito comum para o estágio de desenvolvimento em que se encontram atualmente. Agora, é importante novamente destacar bem os ativos que realmente apresentam planos e resultados iniciais sólidos em estratégias de internacionalização – empresas que buscam gradativamente desenvolver meios de para escalar go-to-market de forma descentralizada e, em paralelo, atuam para reduzir barreiras competitivas e/ou de propriedade intelectual frente a players estrangeiros.
  • P – Pessoas: Aqui talvez se destacam alguns dos pontos críticos podem surpreender negativamente – algumas Techs “brazucas” ainda detêm dinâmicas de governança de botequim, com pouquíssima complementaridade de perfis entre tomadores de decisão, falta total de consciência sobre equidade social em cargos de liderança e pior, conflitos familiares na gestão do dia-a-dia. Como pode haver perspectivas tão fortes de crescimento em negócios que ainda precisam lidar com tantos conflitos internos? É fundamental valorizar nossos negócios nacionais que se fortalecem sobre boas práticas de governança em sua dinâmica de tomada de decisão.

Em resumo: investir em Tech Brasil exige atenção redobrada. O mercado está amadurecendo passo a passo e é natural que haja uma separação clara dos bons ativos conforme os resultados apareçam. No Newton Tech Fund, depois de percorrer basicamente todas as Tech Companies da nova safra de ofertas brasileiras, devemos construir posições iniciais em no máximo 2-3 ativos nacionais dentro de nosso portfólio (com amplitude de 25 a 30 papéis comprados). Enquanto isso, o fundo mantém a responsabilidade em montar Carteiras Tech vencedoras, seja aqui, seja no exterior.

Sobre o autoro Newton Tech Fund é um fundo de ações que traz a experiência do Venture Capital para a Bolsa de Valores, na avaliação de empresas de base tecnológica listadas em Nasdaq, NYSE e B3. O Fundo é gerido pela Catarina Capital e tem foco em companhias líderes e expoentes em segmentos como Semicondutores, Segurança Cibernética, Computação em Nuvem, SaaS, E-commerce/Marketplaces, Fintechs, Redes Sociais, Games e Streaming. Mais informações em newtonfund.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais têm mais um dia de alta nesta quinta; Câmara aprova mudança de ICMS sobre combustíveis
Próxima artigo Fechamento B.Side: com incertezas locais se sobrepondo ao otimismo do exterior, Ibovespa cai mas mantém 113 mil pontos; dólar sobe a R$ 5,51