B.Side Insights

Daily report

B.Side Daily Report: bolsas adotam cautela em semana marcada por dados de inflação; mercado acompanha discurso de Campos Neto

Bolsas adotam cautela em semana marcada por dados de inflação

Os índices futuros de Nova York operam em queda, enquanto as bolsas europeias não definem sinal único neste início de semana, com investidores adotando cautela antes da divulgação de dados de inflação dos Estados Unidos, com o índice de preços ao consumidor (CPI), na terça-feira, e o índice de preços ao produtor (PPI). O movimento dos mercados acionários acontece ao mesmo tempo em que os rendimentos dos Treasuries, títulos públicos americanos, seguem avançando. Nesta manhã, o título de 10 anos operava a 2,77%, maior nível desde 2019. Entre as commodities, o petróleo recua cerca de 4%, enquanto o minério de ferro opera em baixa pela quinta sessão consecutiva, diante de medidas de isolamento social na China.

Inflação na China sobe acima do esperado pelo mercado

Na China, o índice de preços ao consumidor (CPI) cresceu 1,5% em março, em base anual, ante um avanço de 0,9% em fevereiro, acima do esperado pelo mercado de alta de 1,2%. No Reino Unido, o PIB cresceu 0,1% em fevereiro ante janeiro, abaixo do esperado pelo mercado de alta de 0,2%. Também por lá, a produção industrial caiu 0,6% em fevereiro, ante consenso de expansão de 0,2%. No cenário político, investidores acompanham as eleições presidenciais na França, com disputa no segundo turno entre o atual presidente Emmanuel Macron e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.

Mercado acompanha discurso de Campos Neto

No cenário doméstico, a liquidez da semana tende a ser reduzida por conta do feriado de Sexta-feira Santa. No entanto, o mercado observa o discurso de hoje do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, principalmente após a divulgação do IPCA de março acima do esperado na sexta-feira, registrando valorização de 1,62%. Ainda na agenda da semana, teremos o volume de serviços de fevereiro, na terça-feira, e dados de vendas de varejo, na quarta-feira. Números referentes ao Boletim Focus e IBC-Br irão atrasar por conta da greve de servidores.

Guedes se reúne com representantes de Latam, Gol e Azul

No noticiário corporativo, destaque para a assembleia de acionistas da Petrobras, cujo principal tema é a eleição do conselho de administração, que será realizada na quarta-feira. Hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebe representantes da Latam, Gol e Azul, que irão questionar o preço do combustível e pedir alívio em impostos. Já a PetroRio produziu 35 mil barris de óleo por dia em março, 1,8% abaixo de fevereiro, enquanto a Eneva produziu 20,5 mil barris por dia em março. A IMC, dona das redes KFC, Pizza Hut e Frango Assado, planeja abrir de 50 a 70 unidades em 2022. Por fim, a Cielo fará programa de recompra de até 13,3 milhões de ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side – Carta de Março ao Investidor
Próxima artigo Fechamento B.Side: Ibovespa tomba aos 116 mil pontos pressionado por exterior e aceleração dos juros futuros; dólar recua a R$ 4,69 após fala de Campos Neto