B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Nasdaq registra pior queda mensal desde 2008; Ibovespa recua aos 107 mil pontos pressionado por exterior negativo e dólar opera estável

Em mais uma sessão marcada por forte aversão a risco no exterior, o Ibovespa registrou queda de 1,86%, aos 107.876,16 pontos. O desempenho fraco das blue chips também foi preponderante para a desvalorização do índice. No mês de abril, a Bolsa brasileira acumulou baixa de 10,10%, a maior desde o tombo de 29,90% em março de 2020, no auge da crise provocada pela pandemia de covid-19.

Em Wall Street, as bolsas americanas derreteram, com o índice Nasdaq registrando seu pior mês desde outubro de 2008, com uma desvalorização de 13,3% em abril. Já o S&P 500 perdeu 8,8% e o Dow Jones caiu 4,9% no mês. Novamente os resultados corporativos, potencializados pelo balanço considerado negativo de Amazon, foram o motivo para um movimento vendedor das ações de tecnologia. Além disso, o mês bastante turbulento enfrentou ventos contrários como a possibilidade de um aperto monetário mais firme por parte do Federal Reserve, taxas de renda fixa crescentes, inflação persistente, picos de casos de covid-19 na China e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

No mercado de câmbio, o dólar à vista ficou praticamente estável, em leve alta de 0,06%, cotado a R$ 4,9427. Após iniciar o dia em trajetória de baixa, a moeda americana inverteu de sinal depois do aumento do sentimento de aversão a risco no exterior. Somado a isso, a formação da taxa Ptax de fim de mês também influenciou na volatilidade.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques da B3, as ações de Multiplan ON dispararam 4,01%, com o mercado reagindo positivamente ao balanço do primeiro trimestre de 2022 divulgado ontem à noite pela companhia.

Já os papéis ligados ao petróleo subiram em bloco, acompanhando a valorização da commodity no exterior, com investidores aguardando um possível embargo da União Europeia (UE) ao petróleo russo. Além disso, PetroRio ON subiu 1,60%, após a compra de 90% da fatia da Petrobras no campo de Albacora Leste. Já 3R ON acelerou 2,73%, enquanto Petrobras ON e PN tiveram leve avanço de 0,03% e 0,07%, respectivamente.

Pelo lado negativo, acompanhando o pessimismo para o setor de tecnologia no exterior, as units de Banco Inter tombaram 7,16%, Locaweb ON caiu 6,15%, Positivo ON recuou 3,46% e Totvs ON cedeu 3,50%.

Por fim, varejistas também tiveram mais uma sessão no vermelho, com Magazine Luiza ON perdendo 5,79%, Via ON registrando queda de 3,57% e Natura ON em baixa de 3,48%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais não definem sinal único, com big techs pressionando futuros de NY; desemprego fica em 11,1% no 1TRI22
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas adotam cautela em semana marcada por decisões de política monetária do Fed e do Copom