B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa encerra sequência negativa de oito quedas seguidas após decisão do Fed; dólar recua a R$ 5,02

Dando fim à sequência de oito pregões consecutivos no campo negativo, o Ibovespa registrou alta de 0,73%, aos pontos, 102.806,82 pontos, com os olhos do mercado voltados para a decisão de política monetária nos Estados Unidos. Agora, após o fechamento da sessão, é a vez do Copom divulgar sua decisão, com ampla expectativa por uma alta de 0,50 ponto percentual da taxa Selic.

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, depois de o Federal Reserve elevar a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual, maior aumento desde 1994. Em coletiva que sucedeu a decisão, o presidente da instituição, Jerome Powell, disse que uma alta nesta magnitude (75 bps) é incomum. Adicionalmente, Powell disse que para a próxima decisão uma alta de 50 bps ou 75 bps é o mais provável. O que vai ditar o ritmo são os dados de inflação.

Segundo a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, a fala de Powell foi um pouco menos incisiva do que o esperado. Ao mesmo tempo em que ele se mostrou um pouco mais dovish ao sinalizar que as próximas altas poderão ser de 50 bps, ele não descartou mais um ajuste de 75 bps. Adicionalmente, Powell deixou de lado o discurso de que a economia passaria por um “soft landing”, mas não respondeu de forma direta sobre os riscos de a economia americana entrar em recessão. Ao que tudo indica, depois de sinalizar duas altas de 50 bps e ter que acelerar o ritmo, o Fed passou a adotar uma postura mais data dependent – sinalizando de forma menos clara sobre os próximos passos.

No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 2,11%, cotado a R$ 5,0260, em linha com o enfraquecimento da moeda americana no exterior, também se ajustando às declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre o ritmo de ajuste da política monetária dos Estados Unidos.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as ações de Qualicorp ON dispararam 14,64%, na maior alta da sessão, alcançando avanço de quase 20% no mês de junho e reduzindo as perdas de 2022 para 19%. O movimento de recuperação também foi visto para outros nomes do setor de saúde como Hapvida ON (+4,56%) e Fleury ON (+3,98%).

Já as ações de CVC ON registraram forte valorização de 13,19%. Além disso, as companhias aéreas também tiveram uma sessão positiva, com Gol PN subindo 6,49% e Azul PN avançando 4,19%. Contribuiu para a alta o sentimento global positivo, recuo do petróleo e o veto do presidente Jair Bolsonaro referente à gratuidade de despachos de bagagens em voos simples.

Pelo lado negativo, as ações de Petrobras ON e PN recuaram 1,32% e 1,76%, respectivamente, acompanhando a trajetória de queda do petróleo no mercado internacional, pressionado pela notícia de aumento inesperado de estoque nos Estados Unidos.

Impactadas pela forte desvalorização do dólar, as units de Klabin perderam 1,29%, enquanto Suzano ON recuou 1,16%, já que as exportadoras de papel e celulose têm grande parte de suas receitas vinculadas à moeda americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Confira 3 pontos essenciais para elaboração de um bom planejamento sucessório
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais sobem após forte queda na véspera; Petrobras pode anunciar novo reajuste nos preços dos combustíveis