B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa sobe aos 109 mil pontos impulsionado por bancos; dólar avança a R$ 5,21 após dados robustos da economia americana

Impulsionado por falas mais conciliadoras do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de nomes relevantes da política, no evento CEO Conference 2023, promovido pelo BTG Pactual, o Ibovespa registrou alta de 1,62%, aos 109.600,14 pontos. O mercado recebeu bem a sinalização de que governadores são favoráveis à reforma tributária, o que eleva a expectativa de investidores por uma aprovação da proposta neste ano. Há ainda a expectativa de que a meta de inflação de 2023 não seja alterada na reunião de amanhã do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com investidores avaliando dados de vendas no varejo de janeiro dos Estados Unidos mais fortes do que o esperado (alta de 3% ante expectativa de elevação de 1,9%), e ainda repercutindo os números mais recentes da inflação americana. A leitura de agentes é de que a resiliência do mercado de trabalho é a principal razão pela qual consumidores continuam gastando e, assim, a inflação provavelmente continuará persistente, demandando uma postura mais agressiva do Federal Reserve.

No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,41%, cotado a R$ 5,2197, em linha com o movimento de valorização da moeda americana em âmbito global, com indicadores apontando para uma economia americana forte.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, o setor bancário avançou em bloco, com o mercado ainda digerindo os números do quarto trimestre de 2022 e fazendo apostas de quem se sobressairá em um cenário de aumento de inadimplência. Bradesco PN acelerou 3,93%, Itaú PN subiu 1,48%, as units de Santander se valorizaram 2,54% e as units de BTG Pactual ganharam 3,43%.

Já as ações de Hapvida ON dispararam 7,64%, sem notícias específicas para a empresa. A justificativa para a forte alta viria de fatores como entrada de fluxo estrangeiro, maior apetite doméstico por risco e papel descontado.

Pelo lado negativo, as ações de Magazine Luiza ON tombaram 4,19%, em movimento de realização de lucros. Vale lembrar que a companha acumula ganhos superiores a 10% no mês de fevereiro e de cerca de 40% no ano de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Por que perseguir objetivo inalcançável, questiona Xavier sobre meta de inflação
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais aguardam mais dados da economia americana; IBC-Br fecha 2022 com valorização de 2,9%