B.Side Insights

Daily report

B.Side Daily Report: bolsas globais sobem com avanços de negociação de pacote fiscal nos EUA

B.Side Daily Report: bolsas globais sobem com avanços de negociação de pacote fiscal nos EUA

Confira os destaques da abertura do mercado desta segunda-feira (01/03/2021):

Bolsas globais operam em alta no início de março

As bolsas mundiais iniciam março em alta, reagindo a avanços no pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão nos Estados Unidos, que foi aprovado na Câmara do país no sábado. O texto agora vai para o Senado. Outro ponto de atenção são os Treasuries de 10 anos, que recuam de 1,6% para 1,4%. Os juros mais altos puxaram as bolsas globais para baixo na semana passada, uma vez que o mercado de títulos é visto como seguro por ser garantido pelo governo, que tem poder de elevar os impostos para cobrir gastos, se necessário.

Ritmo de vacinação acelera pelo mundo

Outro fator de destaque é o ritmo de vacinação nos EUA, ponto considerado crucial na retomada da economia mundial. Ontem, o CDC votou por unanimidade para recomendar o uso da vacina de dose única desenvolvida pela Johnson & Johnson para pessoas com 18 anos ou mais.

Atividade industrial impulsiona bolsas europeias

Na Europa, as bolsas também avançam com atividade industrial da zona do euro acelerando em fevereiro graças à melhora da demanda (foi o que mostrou o Índice de Gerentes de Compras – PMI). O PMI saltou para máxima de três anos (57,9) em fevereiro, ante (54,8) em janeiro.

Mercado pondera retomada com aceleração da covid-19

No Brasil, o aumento do número de casos de covid-19 continua preocupando o ritmo da retomada da economia. Um fator que pode estar contribuindo para a aceleração de contaminações e mortes é a queda acentuada do isolamento social. No sábado, o índice de isolamento social medido pela Inloco a partir de dados de celulares atingiu a marca de 31,1%, o menor patamar desde 13 de março de 2020.

Commodities sobem 40% desde abril de 2020

O jornal O Estado de S. Paulo publica a informação de que as cotações em dólar das 19 principais commodities agrícolas, metálicas e de energia subiram, em média, 40% desde abril de 2020. De acordo com o periódico, a alta abre boas perspectivas para o Brasil, que é um dos principais fornecedores desse tipo de produtos.

Investidores aguardam votação da PEC Emergencial

No meio político, a votação da PEC Emergencial está marcada para esta semana no Senado, e é alvo de descontentamento entre funcionários da elite do funcionalismo público. Com a nova PEC, as sobras orçamentárias não gastas pelos órgãos, que geralmente custeiam despesas extras, passarão a ser devolvidas pelo Tesouro.

Hapvida e NotreDame Intermédica chegam a acordo para fusão

No meio corporativo, Hapvida e a NotreDame Intermédica anunciaram na noite de sábado que chegaram a um acordo para a combinação de seus negócios. A operação prevê a incorporação das ações de NotreDame pela Hapvida que criará uma das maiores provedoras de soluções de saúde verticalizadas no mundo. Investidores também acompanham ações do Banco do Brasil, após a notícia de que André Brandão, presidente da estatal, teria colocado seu cargo à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fechamento B.Side: Ibovespa tomba aos 110 mil pontos com notícia de saída de presidente do BB; dólar alcança patamar de R$ 5,60 mesmo com intervenção do BC
Próxima artigo Open banking ajudará escritórios a oferecer uma assessoria de investimento mais eficiente, aponta Marcelo Flora, head do BTG Pactual digital