B.Side Insights

Daily report

B.Side Daily Report: mercado digere ata do Copom e aprovação da MP da Eletrobras; bolsas globais têm viés de alta

Bolsas globais seguem com viés de alta nesta terça

Os índices futuros americanos operam em leve alta nesta terça-feira, enquanto as bolsas europeias estão majoritariamente no campo positivo. Nesta terça-feira, o mercado fica atento à participação do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na Câmara dos Representantes sobre a resposta do banco central americano à pandemia. Na Europa,, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, contribuiu para impulsionar os mercados, apresentando uma previsão otimista para a economia da Zona do Euro.

Mercado digere a ata do Copom

No cenário doméstico, investidores digerem a ata do Copom, que elevou a taxa básica de juros para o patamar de 4,25% ao ano. O Banco Central afirmou que o Copom preferiu seguir com a estratégia de manter o ritmo de redução de estímulos e deixar em aberto a possibilidade de promover um ajuste ainda maior na próxima reunião de agosto. Além disso, há a expectativa de que o governo encaminhe amanhã a proposta de reforma tributária ao Congresso após reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e ministros.

MP da Eletrobras é aprovada na Câmara

No meio corporativo, na noite de ontem, a Câmara dos Deputados concluiu a votação da MP que permite a privatização da Eletrobras. O texto segue agora para sanção presidencial. O modelo de desestatização prevê a emissão de novas ações a serem negociadas no mercado, resultando na perda do controle acionário de voto da União. O texto passa agora à sanção e veto do presidente Jair Bolsonaro, que tem 15 dias para a decisão. Já o Magazine Luiza informou a conclusão da compra da plataforma de entrega de refeições por aplicativo Plus Delivery. Por fim, a CSN aprovou o programa de recompra de até 24,15 milhões de ações.

Cinco capitais suspendem aplicação de 1ª dose

Cinco capitais brasileiras (São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa) anunciaram a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina da covid-19 nesta terça-feira, alegando falta de imunizantes. Apenas pessoas em busca da segunda dose poderão ser vacinadas. O governo de São Paulo atribuiu a escassez ao atraso nas entregas do Ministério da Saúde. Ontem, a média móvel de mortes por covid em 7 dias no Brasil ficou em 2.059, alta de 20% em comparação com o patamar de 14 dias antes.

Conta de luz pode ficar 15% mais cara em julho

De acordo com estimativa do economista André Braz, coordenador de índices de preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao jornal O Globo, a conta de luz pode ficar ao menos 15% mais cara a partir de julho por causa da crise hídrica, com o valor cobrado na bandeira vermelha 2 podendo subir mais de 60%. Braz ainda estima que o custo maior da energia elétrica pode provocar um aumento de 0,60 ponto percentual na inflação mensal. O Ministério de Minas e Energia reafirmou em nota que o governo federal vem implementando ações para garantir o fornecimento de energia elétrica no Brasil e não está tomando quaisquer medidas objetivando o racionamento de energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fechamento B.Side: Ibovespa vai aos 129 mil pontos com Petrobras, Vale e exterior positivo; dólar cai a R$ 5,02
Próxima artigo Fechamento B.Side: dólar cai a R$ 4,96 após divulgação da ata do Copom; Ibovespa recua aos 128 mil pontos