B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: sem apetite, Ibovespa sobe pelo terceiro dia seguido e alcança 126 mil pontos; dólar sobe a R$ 5,21

Em um dia de apetite reduzido para os mercados acionários, o Ibovespa registrou leve alta de 0,17%, aos 126.146,66 pontos, em um dia de desempenho ruim para as blue chips, principalmente o setor bancário. Este foi o terceiro pregão de valorização seguida para o índice após um começo de semana ruim.

No cenário doméstico, notícias relacionadas a Brasília ajudaram a diminuir o ímpeto dos investidores, que acompanharam os desdobramentos de uma provável reforma ministerial e ruídos em torno do ministro da Defesa, Braga Netto, que teria feito ameaças contra a realização das eleições de 2022, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Em Wall Street, as bolsas americanas fecharam no azul, mas próximas da estabilidade, após um inesperado aumento de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, com registro de 419 mil solicitações na semana encerrada em 17 de julho. O mercado esperava por 350 mil novos pedidos para a última semana.

Ainda no exterior, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de juros inalterada e adotou um tom mais dovish em relação a outros bancos centrais, que já sinalizam a pretensão de retirada de estímulos monetários. O BCE ajustou o seu “forward guidance” para adaptar a orientação futura de sua política monetária à sua nova meta de inflação de 2% anunciada recentemente. Anteriormente, a meta era de menos de 2%.

No mercado de câmbio, o dólar à vista avançou 0,41%, cotado a R$5,2130, acompanhando o movimento visto no exterior, com a moeda americana ganhando terreno em relação a outras divisas.

Destaques da Bolsa

As ações de Locaweb ON dispararam 5,49%, em um dia positivo para as empresas de tecnologia, que ganharam espaço diante de maiores preocupações em relação à reabertura econômica, diminuindo a atratividade do chamado “kit de reabertura”. Ainda no setor, Totvs ON avançou 2,31%.

Já os papéis de frigoríficos subiram em bloco, com investidores ainda reagindo ao noticiário sobre um surto de peste suína na China. Marfrig ON acelerou 3,34%, JBS ON ganhou 0,53% e BRF ON se valorizou 0,38%.

Estreante na B3, as ações de Multilaser ON tiveram forte ganho de 16,67%.

Apesar da forte queda do minério de ferro na China (cerca de 5% nos portos de Qingdao e Dalian), Vale ON ganhou fôlego no final da sessão e encerrou no azul: valorização de 0,26%.

Pelo lado negativo, operadores citaram um movimento vendedor de estrangeiros em relação às blue chips, como o setor bancário, dando continuidade à fuga de capital externo em julho. Itaú Unibanco PN perdeu 1,02%, Bradesco PN se desvalorizou 0,78% e Banco do Brasil ON recuou 1,48%.

Mesmo com o desempenho positivo do petróleo no mercado internacional, os papéis de Petrobras PN registraram baixa de 0,22%. Por outro lado, as ações ordinárias da companhia subiram 0,13%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fundamento do bitcoin não mudou mesmo com forte queda, afirma Hashdex
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais seguem em alta com temporada de balanços e PMIs; IPCA-15 de julho é destaque no cenário doméstico