B.Side Insights

Daily report

B.Side Daily Report: bolsas globais caem com perspectiva de aumento de juros e petróleo dispara; ata do Copom e Caged são destaqu

B.Side Daily Report: bolsas globais caem com perspectiva de aumento de juros e petróleo dispara; ata do Copom e Caged são destaqu

Bolsas globais caem com perspectiva de aumento de juros

Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em forte queda, diante de um cenário global de alta das taxas de juros. O aumento dos rendimentos de títulos públicos americanos faz investidores fugirem das ações de tecnologia. Os Treasuries de 10 anos, por exemplo, atingiram seus níveis mais altos desde junho. Hoje, ainda teremos discursos de Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos, e Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, no Senado americano, além da fala de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu.

Petróleo acelera e minério de ferro despenca

Investidores também observam a escalada do petróleo, que superou o patamar de US$ 80 o barril do tipo Brent, no maior nível desde outubro de 2018, no que seria mais uma evidência de uma crise global de energia, diante de um persistente déficit de oferta da commodity. Por outro lado, cortes de energia na China prejudicam o minério de ferro, já que há uma acelerada redução na produção das siderúrgicas. Na China, o minério de ferro fechou em baixa de 3,6%.

Ata do Copom e Caged são destaques na agenda do dia

No cenário doméstico, o Banco Central divulgou a ata da última reunião do Copom depois de elevar a Selic para 6,25% ao ano e sinalizar uma nova alta de um ponto percentual na próxima reunião. No documento, o BC disse que o atual ritmo de ajuste e aumento da magnitude do ciclo para nível significativamente contracionista é a estratégia mais apropriada. Na agenda do dia, temos como destaque os números do Caged de agosto, que traz a criação de vagas formais de trabalho, com projeção do BTG Pactual de 300 mil novos postos no mês passado.

Senado aprova projeto de custeio do novo Bolsa Família

Em Brasília, o Senado confirmou uma decisão da Câmara e aprovou ontem um projeto de lei que permite usar a reforma do Imposto de Renda (antes mesmo de ser concluída) como fonte contábil para a criação do programa proposto pelo governo para substituir o Bolsa Família, chamado de Auxílio Brasil. Em entrevista à Jovem Pan, o presidente Jair Bolsonaro disse que a inflação é com o Banco Central independente e que conversa com Roberto Campos Neto pelo menos uma vez por semana. Segundo ele, o remédio para combater a inflação não pode ser apenas aumentar a taxa de juros.

Vale diz que já resgatou 19 funcionários no Canadá

No meio corporativo, a Vale informou que 19 trabalhadores já foram resgatados da mina subterrânea Totten, no Canadá, após um acidente na tarde de domingo. Segundo a mineradora, a previsão é que os demais 20 empregados que ainda estão presos devem chegar à superfície “ainda nesta manhã”. A Embraer apresentou perspectivas para o mercado chinês em evento e prevê demanda por 1,5 mil novas aeronaves regionais até 2040. Já a venda das redes de telefonia móvel e internet da Oi começa a andar com nota técnica na Anatel neste mês, segundo a Coluna do Broadcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fechamento B.Side: bancos e commodities puxam Ibovespa para cima na contramão de NY; dólar sobe a R$ 5,37
Próxima artigo Quantitas projeta Selic a 10% em 2022 para depois retornar a 6,5% em 2023